A intenção de gastos dos Mossoroenses para esta páscoa ficou maior do
que no ano passado, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento do Comércio (IPDC/Fecomércio/RN) na última sexta-feira, 12. De
acordo com os dados os mossoroenses irão desembolsar este ano R$ 88, 70, valor
maior do que o ano passado (R$ 83,91).
Em Mossoró, a pesquisa ocorreu entre os dias
21 e 23 de março de 2019 e ouviu 500 pessoas. O estudo aponta ainda que 58,4%
dos entrevistados pretendem comprar algum produto para presentear durante o
período da Páscoa. O que também é superior ao dado do ano anterior, que foi de
56,7%.
Entre a preferência dos entrevistados, a
pesquisa identificou que 9 em cada 10 consumidores pretendem presentear com
chocolates (89,4%), tendo a preferência por ovos de páscoa (74,8%); caixa de
bombons (11%); cesta de chocolates (4,8%); barras de chocolate (3,4%);
chocolates caseiros (1,7%); além de outros tipos (1,4%). Entre os mais
lembrados para presentear nesta Páscoa serão os filhos (46,4%), seguidos do
companheiro (a) (28,1%), dos sobrinhos (17,2%), dos pais (11,6%), dos netos
(11,3%), dos irmãos (7%), dos amigos (5,6%) e dos afilhados (5%).
Além dos chocolates, a pesquisa indica ainda
que os consumidores devem gastar uma média de R$ 61,03. Dos 500 entrevistados,
77,6% dos consumidores pretendem comprar os seguintes peixes para a ocasião:
tilápia (52,3%), corvina (5,7%), bacalhau (5,2%), cioba (4,9%), dourado (4,9%),
serra (3,9%) e atum (3,4%).
Preços, ofertas e promoções foi apontado por
57% dos entrevistados como fator que mais vai interferir na escola do local de
compar. Mesmo com a intenção de gastar mais, 77,2 % dos mossoroenses vão
recorrer a pesquisas de preços dos produtos antes de fazer a compra, sejam nas
lojas especializadas e supermercados do comércio de rua (64,7%) ou nas lojas
especializadas do shopping (24,4%).
A pesquisa levantou ainda que para 77,9% dos
mossoroenses não tem intenção de viajar durante o feriado prolongado. Desse
total, 72,3% pretendem celebrar a Páscoa em casa, 21% na casa de parentes e
2,2% na casa dos amigos.
Dos 22,1% dos consumidores mossoroenses que
deverão viajar neste período, 62,5% vão visitar parentes e amigos, 29,9% vão
conhecer uma nova cidade seja ela no interior (41%), no litoral (38,9%) do
estado, ou em outros outros estados (20,1%).