Prefeitura Municipal de Assú

quarta-feira, 20 de março de 2024

O patinho feio do União Brasil

Mais um capítulo da novela envolvendo o União Brasil e o Partido Liberal (PL) segue, em Mossoró, sem que haja definição sobre final feliz. Tudo caminha para um “desinfeliz” desenrolar de uma aliança que nasceu morta e estava apodrecendo nos intramuros da política tupiniquim.

Por sinal, o imbróglio envolvendo o prefeito Allyson Bezerra e o senador Rogério Marinho está sendo visto como “Patinho feio do União Brasil”. E explica-se: em Natal e Parnamirim o União Brasil e o PL, a priori, seguem aliados e devem, caso não haja nenhum problema, formar aliança política às eleições de outubro que vem. Em Mossoró a coisa desandou. Daí estar havendo essa analogia, embora se diga que não faz, em nenhum momento, referência à transformação do pato em cisne. E sim dessintonia.

A título de acréscimo, em Natal o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) deverá ter o suporte do PL, PP, PSDB e Podemos. Em Parnamirim, o prefeito Taveira (Republicanos) poderá indicar para sua sucessão, como cabeça de chapa Homero (PL), cujo lançamento está marcado para o dia 22/03, e o União Brasil entra com vice.

Por Mossoró existe o “nó cego” do agrupamento político que se desenha para 2026. O Patinho Feio, leia-se Alysson Bezerra (União Brasil), confronta os planos do seu próprio partido e o PL de Rogério Marinho. O segundo maior colégio eleitoral é estratégico para a consolidação de Marinho na sua corrida ao governo do RN. O mesmo caminho pensado pelo prefeito.

E há quem veja a possibilidade do prefeito ser “convidado” a migrar para o PSD da senadora Zenaide Maia, por estar atrapalhando os planos dos caciques da capital. Lembrar que o prefeito não tem partido grande para sair candidato em 2026 e para onde ele olha só vê adversários de peso, o que o deixa completamente encurralado. Com isso, só lhe restaria o PSD como salva-vidas entre os grandes partidos.

Pelo que se vê, dificilmente a aliança PL e União Brasil em Natal e Parnamirim se quebrará por causa da vaidade de um patinho feio.

Nenhum comentário: