Prefeitura Municipal de Assú

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Com postura contra à cobrança de taxa de inspeção veicular indevida, Carlos Augusto é inocentado no caso Inspar pela Justiça Federal


Por 5 votos a 0, desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF-5) da 5ª região absolveram sumariamente o marido de Rosalba Ciarlini no caso Inspar. A acusação era pra lá de estranha, uma vez que foi exatamente Rosalba e Carlos Augusto que se posicionaram,  suspenderam e cancelaram um contrato que vinha do então Governo Iberê e pouparam o cidadão potiguar de pagar cerca de R$ 150,00 por carro anualmente para “verificar se o escape do carro estava poluindo o meio ambiente”.

A Inspar já havia celebrado o contrato e estava na iminência de ser executado quando na 1ª semana do governo Rosalba acabou com os planos da então empresa formada em solo potiguar para tal finalidade. Nos autos havia até falas dos então empresários da Inspar xingando e ameaçando Carlos Augusto e Rosalba por terem acabado com o esquema.

No decorrer da investigação ficou teria se constatado  que o grupo empresarial teria  se aproximado  de outros políticos do partido para que este(s) influíssem em caso de vitória de Rosalba ao governo estadual em 2010.

Se houve ou não houve lobby de outros políticos para o governo manter o contrato, não se sabe, porém o que a Justiça Federal afirmou quando por unanimidade absolveu Carlos do caso e quando uma Turma do Supremo Tribunal Federal sequer aceitou receber denúncia contra Rosalba também por unanimidade em 2019 foi que nitidamente o casal nem recebeu doação eleitoral não contabilizada, como também agiram no sentido de não aceitar um contrato que queria apenas arrecadar recursos pra o então consórcio empresarial Inspar e que nada tinha de benefício para a população do estado.

O estranho disso tudo foi a inclusão de Carlos Augusto no processo e uma decisão monocrática contrária lá atrás. Detalhe é que a denúncia chegou a ser anunciada em blogs da capital como uma reviravolta antes mesmo de ocorrer de fato.

Nenhum comentário: