Prefeitura Municipal de Assú

quarta-feira, 20 de março de 2019

NutriSus oferta suplementação nutricional para mais de 20 Unidades de Educação Infantil

As crianças mossoroenses de 6 meses a 4 anos que estudam nas Unidades de Educação Infantil (UEIs) e escolas municipais vão contar em mais um ano com NutriSus. O programa consiste na implementação de nutrientes na merenda escolar para suplementar a alimentação dos alunos, auxiliando no desenvolvimento infantil, controle da anemia e outras carências nutricionais.

A UEI Maria das Dores Almeida Barreto, localizada no bairro Barrocas, está participando mais uma vez do programa. Segundo a diretora da Unidade, Francisca Dalvina, a alimentação com os nutrientes ajuda a muitas crianças. “A gente recebe algumas crianças desnutridas e esses nutrientes ajudam no combate a anemia, garantindo as propriedades nutricionais que elas precisam. Também recebemos crianças acima do peso, que da mesma forma precisam desses nutrientes e um tratamento mais adequado com a UBS aqui do bairro que a gente encaminha.”, destacou Dalvina.

As escolas e UEIs não são obrigadas a trabalharem com o NutriSus, a adesão é opcional de cada uma. A Secretaria de Saúde esclarece que os nutrientes só são aplicados na merenda escolar das crianças que os responsáveis autorizam por escrito em documento que está disponível nas escolas.

No ano passado 124 crianças participaram do programa na UEI Maria das Dores e neste ano 150 já tiverem autorização dos pais para receber os micronutrientes.

A aplicação do NutriSus é administrada em dois ciclos, sendo que cada um corresponde a 60 dias letivos. De segunda a sexta-feira são adicionados um sachê na merenda escolar por dia até o cumprimento de cada ciclo. Para o Ministério da Saúde, se os alunos forem alimentados com o NutriSus por pelo menos 36 dias letivos já atingiu a meta mínima de cobertura do programa, assegurando as necessidades nutricionais desse período.

Na realização do segundo ciclo do ano passado no Município, mais de 2 mil crianças foram cadastradas e 1.686 participaram mais ativamente do NutriSus.

Nenhum comentário: