Marcado
por um longo feriado, o carnaval é um dos períodos mais aguardados do
calendário potiguar. Em Assú, de acordo com levantamento do Instituto
Fecomércio RN (IFC), a data movimentou mais de R$ 10,2 milhões neste ano. A
festa foi aprovada tanto por foliões quanto por empresários, já que 89,6% do
público pretende voltar no ano que vem e 70% dos negócios foram afetados de
forma positiva.
Na manhã desta sexta-feira (8), os dados foram
apresentados pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assú e
vice-presidente da Fecomércio RN, Francisco Barbosa; e pelo diretor de Inovação
e Competitividade da Federação, Luciano Kleiber; ao prefeito do Assú, Gustavo
Montenegro. O resultado das pesquisas foi transmitido ao vivo, no programa
Caderno de Ocorrências, da Rádio Princesa FM.
“Nosso estudo deixou claro que o carnaval teve um
impacto grandioso na economia do Assú, e tenho certeza que ajudará o poder
público a preparar uma festa ainda maior no ano que vem. As pesquisas do IFC
revelam muitos dados valiosos, que mostram não apenas do que o público gostou
ou não gostou, mas principalmente como continuar melhorando”, ressaltou o
vice-presidente da Fecomércio RN, Francisco Barbosa.
Maioria dos foliões já conhecia o Carnaval de Assú
A maior parte das pessoas que prestigiaram o Carnaval
de Assú em 2024 pertencem ao sexo masculino (54,1%), tem de 35 a 44 anos de
idade (32,3%), ensino médio completo (51,5%) e renda familiar mensal de até 2
salários-mínimos (63,7%). Além disso, a maioria reside no próprio município
(77,8%), festejou junto com os parentes (42,5%) e já participou do evento pelo
menos oito vezes (61,1%).
“Cerca de 32,3% das pessoas decidiram que iam passar
o Carnaval em Assú com 15 dias de antecedência. Esse número é alto,
naturalmente, porque a maior parte dos foliões vive no município; mas poderia
ser menor se a programação fosse divulgada com mais antecedência”, comentou
Luciano.
De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto
Fecomércio RN, os shows musicais (72,1%) e os blocos de rua (36,5%) foram as
atividades mais procuradas por quem participou do Carnaval de Assú. Durante a
festa, os foliões que vivem no município gastaram cerca de R$ 545,66; enquanto
visitantes e turistas tiveram um gasto médio individual de aproximadamente R$
605,37.
Negócios receberam média de 151 clientes durante a
festa
Para atender a demanda gerada pelo carnaval, os
negócios de Assú investiram principalmente na ampliação do estoque (60%) e na
variedade dos produtos oferecidos (39,3%). Dos empreendedores entrevistados
pelo Instituto Fecomércio RN, cerca de 22,7% também afirmaram que precisaram
contratar funcionários temporários para trabalhar durante o período da festa.
Além disso, buscando atrair mais clientes durante o
Carnaval de Assú, muitos empresários da região utilizaram estratégias de
divulgação (40%), além de realizar promoções (31,3%) e oferecer um atendimento
personalizado (31,3%). No período da festa, a maior parte dos negócios locais
funcionou de 3 a 4 dias (60%), recebendo uma média de 151 clientes e faturando
cerca de R$ 2756,67 por dia.
“Não estamos falando daquele cliente que entrou na
loja, perguntou o preço e não comprou. Estamos falando de vendas efetivadas. Ou
seja, os empreendedores de Assú venderam, em média, para 151 pessoas por dia de
carnaval. Quem vive do comércio sabe que isso não é fácil” ressaltou o diretor
de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleber.
“Estou muito feliz com o resultado da pesquisa,
principalmente porque ela confirmou que nosso investimento foi importante para
os pequenos, para aqueles que muitas vezes estão desempregados, e encontraram
no carnaval uma forma de levar o sustento para suas famílias” afirmou o
prefeito de Assú, Gustavo Montenegro.
Metodologia - Para mapear a percepção dos
empresários e o perfil dos participantes do Carnaval de Assú, o Instituto
Fecomércio RN ouviu um total de 150 empreendedores e de 501 foliões. As
entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 13 de fevereiro, nos locais de
atrações do Carnaval no município. As pesquisas têm margem de erro de
aproximadamente 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Confira as pesquisas completas no site: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/