Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Pesquisa TCM/TS2 aponta Lula Soares na liderança em Assú

Fonte: TCM/TSDois

A primeira pesquisa de intenção de votos em Assú, neste período pré-eleitoral, aponta para uma realidade já vivenciada em eleições passadas e com indicativos bem contundentes: a tentativa do ex-prefeito Ivan Júnior voltar ao poder municipal, direta ou indiretamente, parece estar um pouco distante daquilo que ele "vende". Os números divulgados nesta quinta-feira (29/02), da pesquisa TCM/TS2 retoma uma disputa que marca o cenário assuense desde o ano 2016, quando o médico Gustavo Soares foi eleito pela primeira vez.

A pesquisa TCM/TS2 aponta para o fato de que o prefeito Gustavo Soares tem a possibilidade de fazer o sucessor. O nome que se apresenta com potencial para dar continuidade ao projeto político iniciado pelo ex-deputado estadual e ex-prefeito Ronaldo Soares é o do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Lula Soares. O nome exposto pelo ex-prefeito Ivan Júnior, a médica Vanessa Lopes, enfrenta dificuldades. Mesmo estando distante poucos pontos percentuais de Lula na pesquisa estimulada, Vanessa perderia a eleição.

Em praticamente todos os cenários, seja na disputa com Vanessa ou com a atual vice-prefeita, Fabiele, Lula Soares está à frente. Isso mesmo ele não tendo o nome cogitado ou lançado, como ocorre com Vanessa e Fabiele. Por sinal, as duas devem, realmente, compor chapa.

O cenário que se apresenta na Terra dos Poetas caminha para reafirmar o que já se discute nas calçadas: a cria não tem como ser maior que o criador. Fala-se aqui de Ivan Júnior, que foi o nome defendido e apoiado por Ronaldo Soares quando este deixou a Prefeitura Municipal. Houve estremecimento na relação política, ao ponto de Ivan e o filho de Ronaldo, Gustavo Soares, se confrontarem em embate direto nas eleições de 2020, que culminou com a reeleição de Gustavo.

Agora, nas eleições deste ano, Ivan Júnior preferiu evitar mais uma derrota, indiretamente e está apresentando a esposa como nome à Prefeitura Municipal.


Pelos números da pesquisa divulgada nesta quinta-feira, Vanessa Lopes está com o maior índice de rejeição, seguida e Fabiele. Lula Soares é o pré-candidato que tem o menor índice. Unindo o fato de que ele lidera a corrida sucessória e está com um patamar de 42% na estimulada, isso implica dizer, necessariamente, que a maré não está boa para o ex-prefeito Ivan Júnior.

É que, em política, costuma-se dizer que se determinado prefeito não sair com mais de 30% dos votos, ou seu candidato, a campanha já pode ser dita como perdida. O que não é o caso em Assú. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN-09711/2024.

Nenhum comentário: