Prefeitura Municipal de Assú

terça-feira, 14 de maio de 2019

Equipes de Mossoró fazem serviço em dois poços


Os poços 11 e 23 estão paralisados para serviço após apresentarem problemas eletromecânicos. O 23, que abastece os bairros Aeroporto II, Belo Horizonte e Quixabeirinha, está previsto para ser religado nesta quarta-feira (15). Lembrando que após a religação são necessárias 48 horas para o abastecimento ser normalizado.

Já o poço 11, que abastece Abolição I e II, parte do Santo Antônio e Nova Betânia, será religado na sexta-feira (17). Também são necessárias 48 horas para normalizar o abastecimento após a religação. A Caern opera em Mossoró poços profundos com mais de mil metros de profundidade e capta água com temperaturas altas. A manutenção destes poços exige tempo devido à complexidade do serviço.

As bombas para o sistema de poços de Mossoró ficam içadas a 300 metros de profundidade para captar água do manancial subterrâneo conhecido como Arenito Açu.  A estrutura do conjunto motobomba é de aço inox e tem um tamanho de cerca de 4,5 metros, possuindo formato cilíndrico. O peso destas bombas varia, dependendo da potência, de 1,5 e 2 toneladas. Para ser colocada e retirada vão sendo utilizadas colunas (que possibilitam a permanência da bomba no subsolo).

Para que ela seja retirada do local e novamente colocada uma bomba nova é preciso observar normas de segurança e utilizar equipamentos de grande porte para fazer o serviço nos poços. Por este motivo, a Caern recomenda o uso racional da água nas áreas afetadas e relembra a importância dos usuários possuírem caixas de água para reservarem o produto em situações que seja necessária manutenção do sistema de abastecimento.

Nenhum comentário: