Prefeitura Municipal de Assú

segunda-feira, 26 de março de 2018

Nordestão de Quadrilhas Juninas 2018 será em Mossoró


A cidade de Mossoró foi escolhida para sediar o Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas 2018. O evento que neste ano chega a sua 16ª edição acontecerá na Arena Deodete Dias, do Mossoró Cidade Junina, um dos maiores templos da cultura junina do país. A escolha se deu por votação entre os representantes de cada estado que estão na cidade participando assembleia da União Nordestina de Entidades de Quadrilhas Juninas (UNEJ).

Neste pleito pela sede do Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas 2018 estavam concorrendo Mossoró (RN) e Santa Rita (PB). A escolha pela cidade potiguar se deu com o placar de 7 a 1. Apenas o estado do Maranhão não participou da assembleia e não teve direito a voto, e o estado da Paraíba foi o único a votar contra a escolha de Mossoró. O concurso será realizado nos dias 7 e 8 de julho, dentro da programação do Mossoró Cidade Junina 2018.

“O público mossoroense vai ter a oportunidade de assistir um dos mais belos espetáculos do mundo. O Nordestão de Quadrilhas reúne o que há de melhor dos grupos juninos de cada um dos nove estados do nosso Nordeste. Será uma experiência riquíssima no sentido cultural e um intercâmbio com valores artísticos que só o nosso povo sabe fazer. Estamos felizes pela escolha e com certeza Mossoró fará uma grande festa”, comentou Edson Pessoa, presidente da UNEJ.

A Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte (Liquajutern), representante potiguar e com poder de voto na UNEJ, vibrou com a escolha de Mossoró para sediar o Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas 2018. É a segunda vez que o Rio Grande do Norte sedia o concurso, mas será primeira vez que ele ocorrerá em Mossoró, dentro da programação de um dos maiores festejos juninos do país, o Mossoró Cidade Junina.

“Quem é quadrilheiro junino sabe a importância desse concurso. O Nordestão de Quadrilhas da UNEJ já existe há mais de quinze anos trabalhando a valorização da cultura junina e a realização deste evento no Mossoró Cidade Junina vai agregar ainda mais credibilidade ao concurso que já é realizado na Arena Deodete Dias. Viabilizar esse projeto para Mossoró é uma verdadeira vitória para a nossa cidade. Nós que fazemos parte do mundo junino estamos vibrando com essa conquista”, comemorou Liana Duarte, representante da Liquajutern.

O Ceará foi um dos estados que votaram a favor de Mossoró para sediar o Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas. O estado é o que mais envia grupos juninos para os concursos de quadrilhas para o Mossoró Cidade Junina. Diversas quadrilhas cearenses já se consagraram vitoriosas na Arena Deodete Dias, como por exemplo, Ceará Junino e Junina Babaçu. A Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce) votou em Mossoró por conhecer a história da cidade com o movimento cultural junino.

“Todas as cidades que realizam festa de São João colocam as quadrilhas em segundo plano e dão destaque aos shows musicais. Mossoró sempre fez o inverso. O concurso de quadrilha promovida pela cidade é o coração do Mossoró Cidade Junina. É por Mossoró apostar no movimento cultural e na quadrilha junina como uma das expressões artísticas do nordestino que nós votamos em Mossoró. Além disso, ficamos muito felizes com a prefeita Rosalba Ciarlini em devolver a Arena Deodete Dias ao quadrilheiro no ano passado. São atitudes como essas que nos fazem acreditar que Mossoró tem compromisso com as quadrilhas juninas”, argumentou o vice-presidente da Fequajuce, Márcio Martins.


Nenhum comentário: