Prefeitura Municipal de Assú

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

É cada um por si no 'jogo bruto' da política

Engraçado como o pensamento dos antigos filósofos continuam em voga. Vejamos o caso de Heráclito: tudo muda. Tem, nesse mudar, o fogo como princípio de tudo. E faz sentido. É assim com tudo, seja no amor, nas relações de amizade e na política. O homem se transforma ao longo do tempo. Não no sentido estético, e sim no seu interior. Claro que a aparência também se liga a isso.
Nascemos, crescemos e morremos. Do corpo sem vida surgem outras. Ao receber o cadáver, a terra age sem tempo. Transforma aquela massa em adubo e assim se dá a continuidade das coisas. Vida e morte se completam e um não existe sem o outro.
Mas o que isso tem a ver com política? Diria que tudo. Em campanha eleitoral, mil e uma promessas são feitas. Acordos fechados. Compromissos selados. Usa-se a cooptação como arma. E tudo isso faz parte. Passada a eleição, surge a transformação. Vem a burocracia, impedimentos legais, novos acordos com vistas a um novo pleito, e por aí vai.
E é nesse aspecto que falo. Quando se faz determinados acordos, é claro e lógico que envolve uma série de elementos que garantiriam a concretização de determinado projeto político. Quem participou desse processo, é natural, espera o retorno. E nem sempre este aparece como se planeja. Forças da burocracia, do impedimento legal.
Você deve estar se perguntando sobre o emaranhado dessas linhas. Respondo que é só para comentar que acordos e alinhavos já começam a ser feitos para 2012. Que ninguém se engane: político que se preza pensa no futuro e essa de dizer que é cedo para dialogar, tudo é balela. Nos bastidores a coisa está fervendo.
Vejam o exemplo da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa como exemplo. Quem foi dormir candidato à 1ª Secretaria acordou sem nada e recuou. O "jogo bruto" dito pelo deputado estadual Antônio Jácome (PMN) existe. E como existe. Nesse jogo, não existe espaços para debates filosóficos. É cada um por si. Assim como na vida real, porque a política não nasceu para todos. Bem como determinadas regalias e poderes que podem definir rumos de uma vida inteira.

Nenhum comentário: