Prefeitura Municipal de Assú

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Escolas privadas de Mossoró começam a defender estratégias

A incerteza relacionada ao retorno das aulas presenciais tem levado algumas escolas da rede privada de ensino de Mossoró a repensarem suas práticas. Umas apostam em crescimento a partir de ideias e projetos que são pensados e postos em práticas, tudo para garantir que o aluno não seja penalizado com, por exemplo, o ensino híbrido.

Outras estão adotando mecanismos mais drásticos, como demitir professores e apostar na aglutinação, por parte dos que ficam, de disciplinas tidas como "inexpressivas", mas que são tão importantes quanto todas as demais.

Escolas que buscam essa segunda opção tendem a recorrer em falhas que já se fazem presentes em universidades privadas que atuam na cidade, com sistema Ead sem qualidade e com professores sem a devida capacitação para determinadas disciplinas. E o resultado é um só: queda no rendimento e, consequentemente, números baixos no ENEM.

Dentre as escolas privadas que buscam fundamentar, ainda mais, a prática docente, o blog destaca o Colégio Mater Christi. E não se trata de nenhum material publicitário aqui. É fato mesmo. Quando uma direção escolar vislumbra o crescimento, tem mais é que valorizar sua equipe e reconhecer que os professores estão dando o seu melhor. E mais: garante todo o suporte para os docentes neste momento de dificuldade.

O professor tem se desdobrado para fazer o seu trabalho e passa horas a fio sentado, sendo passível a problemas, por exemplo, de coluna. E em muitas escolas não se viu esse aspecto humanizado, de oferecer o que se chama de "palavra amiga" ou "palavra de conforto".

Trabalhar com projetos será o grande diferencial em 2021. E, aliado a isso, uma equipe motivada, incentivada e, acima de tudo, reconhecida. E, claro, investimento. É preciso investir na comunicação interna para que a externa funcione. Nesse aspecto, dois colégios se destacam em Mossoró: o Mater Christi e o Diocesano.

Neste momento de finalização do ano letivo e de campanha de matrícula, toda ação que possa ser um destacada acada sendo o grande diferencial.

Seja lá qual for a estratégia que as escolas privadas utilizem, aquela que não se atentar para a comunicação, para um bom marketing, certamente ficará em baixa. E algumas correm sérios riscos de saírem do mapa da educação justamente pela falta de visão empreendedora, e até educacional, de seus diretores.

Nenhum comentário: