Publicidade

Publicidade
São João de Assú

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Caern recomenda que população utilize água de forma consciente

O Rio Grande do Norte está no período sem chuvas e a recomendação da Caern é que a população seja consciente no uso da água. A média histórica de chuvas no Estado a partir de agosto é muito baixa, não sendo suficiente para recarga seja de água subterrânea ou superficial. Em todos os períodos do ano é preciso pensar para evitar o desperdício. E o alerta redobra nos últimos meses do ano quando o consumo aumenta.

Levantamento feito pelo meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), mostra que a média histórica de chuvas calculada é sempre muito baixa durante os segundos semestres. Considerando a chuva dos anos registrados pela Emparn, a média para o mês de agosto fica em 22 milímetros e é ainda mais baixa nos meses seguintes. Volumes insuficientes para recarga de mananciais.

A avaliação da Caern é que com as temperaturas elevadas e a baixa umidade existe uma tendência de maior utilização de água não só para consumo, mas para atividades de recreação e aguação. Além disto, existe uma tendência dos clientes de acumular água no período.

Diante do cenário de maior utilização da água a recomendação é que a população tenha cuidado com a reservação segura, utilize boias e avalie as condições de caixas de água para combater fissuras e possíveis vazamentos.  Vale também a recomendação de não entrar no automático ao utilizar água. Sempre ficar atento a situações que podem parecer pequenas, mas podem fazer a diferença. Como observar o tempo de banho, evitar torneira aberta sem necessidade e fazer a  lavagem de roupas com capacidade máxima da máquina.

Segundo o superintendente da Caern, Ewerton Siqueira, a operação e manutenção dos sistemas de água nas cidades foca em ações que garantam o fornecimento de água, mesmo durante os períodos de estiagem. "Observamos que no primeiro semestre, quando há mais chuvas, o consumo tende a diminuir. Em algumas cidades menores, chegamos a interromper o envio de água, pois o volume armazenado é suficiente para assegurar o abastecimento completo. No entanto, durante a seca, a situação se inverte. O uso da água aumenta, não apenas para consumo, mas também para irrigação, uso em piscinas e atividades recreativas", explica Ewerton.

Na região Oeste, por exemplo, dados registrados pelo professor José Espínola da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) mostram que o trimestre de setembro, outubro, novembro é o mais seco na região. Em dezembro pode até parecer chuvas, mas de pequena intensidade e muito mal distribuídas. As médias climatológicas ficam abaixo de 5 milímetros em setembro, outubro e novembro. Na região Seridó do Estado, algumas cidades já vivem rodízio de abastecimento como Ouro Branco, São José do Seridó e Cerro Corá, Equador e Parelhas. No Alto Oeste a Caern vem realizando melhorias para garantir água às cidades e vem trabalhando para garantir envio de água para Tenente Ananias e José da Penha. 

Nenhum comentário: