Prefeitura Municipal de Assú

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Profissionais da linha de frente no combate a Covid-19 recebem apoio a saúde


A Secretaria Municipal de Saúde do município de Tibau, por meio de uma equipe multiprofissional vem realizando as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), no âmbito da sua assistência aos usuários dos serviços de saúde municipal.

Essas práticas contemplam sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de medicina tradicional e complementar.

Esses sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e segura.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Márcia Cristina, no momento, as práticas ofertadas estão sendo: Meditação, Aromoterapia, Reiki, Auriculoterapia, fitoterapia e Shantala, disponibilizadas aos trabalhadores de saúde que estão na linha de frente ao Covid-19.

Além desses, também está sendo ofertada demanda específica de saúde mental acompanhado por outro tipo de atendimento compartilhado na atenção básica.

A secretária ressalta ainda que as Práticas Integrativas previnem doenças como a hipertensão, ansiedade, alívio de dores, entre outras. “Esse trabalho está sendo realizado por um enfermeiro, um fisioterapeuta e uma psicóloga, onde é realizado atendimento compartilhado, visando potencializar e complementar a aplicação terapêutica de cada prática”, disse a secretária.

Para a secretária, os profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19 têm enfrentado uma missão com muita coragem “e sem sombra de dúvidas, precisam e merecem segurança em relação a saúde e a saúde mental, para enfrentar essa pandemia”, comentou Márcia Cristina.


Nenhum comentário: