Prefeitura Municipal de Assú

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Prefeitura realiza fumacê contra mosquito da dengue e chikungunya


A equipe de endemias de Tibau iniciou ontem, 14, a primeira etapa da borrifação fumacê contra o mosquito Aedes aegipty transmissor da dengue, febre amarela, zica e chikungunya.

Nessa primeira etapa, o setor de endemias realizou a borrifação em pontos estratégicos de Tibau. Os agentes percorrem ruas de alguns bairros onde existem, por parte dos moradores, reclamações da existência de pessoas com sintomas da doença.

Segundo a secretária municipal de saúde, Márcia Cristina, a borrifação iniciou pelos locais em que residem os pacientes que procuraram atendimento no hospital com sintomas da dengue e chikungunya.  

A secretária informa que a borrifação terá continuidade tendo em vista se tratar de uma ação de combate a proliferação. “No entanto, pedimos para que a população possa redobrar os cuidados, e também realizem ações de combate ao mosquito, que são ações simples e do conhecimento da população”, aleta Márcia Cristina.

Sintomas da Dengue
Os principais sintomas da dengue são febre alta, com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, perda de paladar e de apetite, náuseas e vômitos, cansaço e erupções e manchas avermelhadas pelo corpo.

Sintomas da Chikungunya
Na chikungunya, os sintomas são semelhantes, mas persistem por mais tempo.

Caso o munícipe tenha esses sintomas deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima a sua residência, evitar tomar remédios por conta própria e, se fizer exames particulares, deve notificar a doença para que a Prefeitura possa agir no controle e combate ao mosquito.


Nenhum comentário: