Prefeitura Municipal de Assú

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Equipamentos sociais em reforma e manutenção

A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, esteve visitando hoje alguns equipamentos sociais localizados nos bairros Barrocas, Santo Antônio e Bom Jardim. O intuito da visita foi ver os números de atendimentos dos programas sociais em cada local, além das estruturas físicas dos prédios onde funcionam os Centros de Referências em Assistência Social (CRASs) e Unidade de Convivência da Família (UCF).

Dos três equipamentos visitados, a UCF Barrocas é a que atende ao maior público, sendo 140 crianças de segunda a quinta-feira, manhã e tarde, 70 idosos nas sextas-feiras e 40 jovens, também nas sextas.

A Unidade está passando por uma reforma na estrutura, para que as atividades deste ano sejam iniciadas. O prédio está com infiltrações, faltam em média 30 lâmpadas, dificuldades de acessibilidade, entre outros problemas. “Um dos grandes problemas aqui é a insegurança, já foi arrombado algumas vezes. Além disso, faz tempo que não recebemos materiais, os telefones estão cortados desde o início de dezembro por falta de pagamento, temos uma sala de dança, mas não temos professor, temos procura por atividades para grupos de mulheres, mas não temos atividades para elas”, disse Mara Rúbia, pedagoga da UCF Barrocas.

A secretária Lorena Ciarlini constatou que o local estava sem reforma ou manutenção há nove anos. “Aqui é um espaço muito bom para todas as atividades que possam ser oferecidas, por isso tem que ser bem aproveitado. Estamos fazendo um levantamento dos serviços necessários e vamos ver como isso se encaixa no orçamento da Secretaria”, explicou.

Também foram visitados o CRAS Santo Antônio e o CRAS Bom Jardim. Nos Centros de Referência são oferecidos atendimentos com psicólogos e assistentes sociais, além de atividades de lazer e entretenimento para crianças, jovens e adultos. “Estamos elaborando a programação para dar início às atividades deste ano nos equipamentos, mas, antes disso, os prédios devem passar por reparos, pois em todos encontramos problemas na estrutura física”, continuou Lorena.


De acordo com a secretária, visitas semelhantes serão feitas em todos os equipamentos sociais do município. “É importante conhecer de perto a realidade de cada um dos equipamentos, desde o funcionamento à estrutura física, para que possamos chegar às necessidades das pessoas que são atendidas em cada um deles”, concluiu.

Nenhum comentário: