Prefeitura Municipal de Assú

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

OAB convoca população para doar sangue

Solidariedade, cidadania, amor ao próximo. São apenas algumas das designações que servem para atribuir àqueles que doam sangue voluntariamente, em um ato que pode salvar vidas. Centenas de pessoas precisam de transfusão, seja porque sofreram acidentes graves, porque passarão por cirurgias, são portadores de hemofilia, leucemia ou anemia.

É pensando nestas pessoas que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseccional Mossoró, lançou a campanha “Doe Vida”, convidando advogados, estudantes e toda a comunidade para doar sangue. A coleta será realizada no próximo dia 13 deste mês, na sede da OAB/Mossoró, das 8h às 13h.

A campanha Doe Vida faz parte das atividades realizadas na Semana do Advogado Solidário, evento que é será realizado entre os dias 11 e 15 deste mês, em alusão ao Dia do Advogado, que é comemorado nacionalmente no dia 11 de agosto. A equipe do Hemocentro de Mossoró ficará à disposição dos advogados, estudantes de Direito e demais interessados em participar da campanha.

A ideia, segundo o advogado Ademar Lins, é sensibilizar a população para a necessidade de doar sangue, de forma voluntária e rotineira. Um café-da-manhã especial será oferecido pela Ordem dos Advogados do Brasil para todos que forem lá para fazer a doação.

No entanto, nem todas as pessoas são consideradas aptas a doar. Existe uma série de requisitos que são necessários para garantir a saúde de quem doa e de quem receberá: estar em boas condições de saúde; não estar de jejum; ter entre 16 e 67 anos; pesar mais de 50 quilos; não estar tomando medicamentos que podem afetar a saúde; não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade; não ter feito cirurgia recentemente; não ter colocado piercing ou tatuagem nos últimos 12 meses; não estar gripado ou ser portador de doenças infectocontagiosas; não estar exposto à situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas ilícitas; etc..

SOLIDARIEDADE QUE SALVA

As instituições responsáveis pela coleta têm demanda permanente. Basta verificar a grande quantidade de pessoas que são vítimas de acidentes diariamente no país. Há uma estimativa aproximada de que essa carência poderia ser suprida se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano.

Muitos são doadores esporádicos, que procuram os locais de arrecadação para ajudar amigos, pessoas específicas. Em períodos festivos essa procura cai ainda mais. Em Mossoró, o Hemocentro é o responsável pela arrecadação. A instituição fica ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no bairro Nova Betânia (zona norte).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: