Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Mossoró discute implantação da Zona Azul

A implantação da Zona Azul em Mossoró avança mais uma etapa. Na tarde desta quarta-feira passada, 16, o secretário da Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, participou de reunião, junto com representantes do SindVarejo, para discutir as sistemáticas da implantação.

Na oportunidade, um membro do Instituto de Pesquisa da Federação Logística apresentou a proposta para realizar uma pesquisa de opinião, que explicará o que é a Zona Azul e recolherá a opinião da população sobre a implantação. Essa é uma das principais etapas da realização do projeto. No mês de agosto, os mesmos representantes irão até a cidade de Caruaru (PE), onde o sistema da Zona Azul funciona, e conhecerão o desenvolvimento do projeto.

Técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana já apresentaram as problemáticas dos estacionamentos do Centro de Mossoró e avaliaram em quais vias será implantado o sistema de rotatividade das vagas.

O projeto de implantação da Zona Azul será encaminhado para Câmara Municipal de Mossoró e aguardará a aprovação e criação da lei para dar início ao processo de licitação. O objetivo é apresentar melhorias na mobilidade urbana da cidade, principalmente no transporte público.

A modalidade de estacionamento já é utilizada em grandes cidades brasileiras para incentivar a rotatividade de vagas. Regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro e por leis municipais, na maioria das cidades funciona em três categorias: "uma hora", "duas horas" e "carga e descarga". Limitando o tempo de estacionamento, é possível estimular a rotatividade de veículos e o aumento de vagas.

Fonte: Secom

Nenhum comentário: