Prefeitura Municipal de Assú

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aos mestres com carinho

Educar não é tarefa fácil. Quem está em sala de aula, tentando produzir novos talentos e repassando ensinamentos, sabe perfeitamente que não é fácil. Antes, o papel do professor se "limitava" a dar aulas. Hoje, o perfil do mestre mudou totalmente. Além de ensinar, assume papel de psicólogo, assistente social e também parte do que seria obrigação da família.

O profissional docente enfrenta uma série de obstáculos e o principal deles é a ausência da família da escola. Por mais interesse e esforço que se tenha em sala de aula, é impossível que o professor consiga vencer a batalha sozinho. A participação de todos é imprescindível e a sociedade precisa acordar para essa necessidade.

A educação ainda é o principal mecanismo de transformação do indivíduo. E, para isso acontecer, a figura do professor se torna indispensável.

Os prefeitos que foram eleitos em 7 de outubro último têm a obrigação de trabalhar a educação de maneira efetiva e que garanta o ensinamento em todos os seus princípios. Não basta apenas pagar salário em dia. É preciso mais. As novas tecnologias estão aí para servir de suporte ao processo ensino-aprendizagem, mas é bom entender que o computador não substitui livros didáticos ou a presença do professor.

Hoje, no Dia do Professor, o blog agradece aos mestres que mostraram os caminhos, tiraram dúvidas, orientaram, esclareceram e fizeram valer a Lei de Diretrizes de Bases (LDB): capacitar ao mercado de trabalho e formar cidadãos. E é nesse caminho que a educação deve seguir. Problemas sempre existirão. Obstáculos também. Mas quando se quer fazer, tudo se consegue. Basta querer. E querendo, se vai longe. O futuro espera as crianças e jovens de hoje. O amanhã pertence a eles. Mas para que eles possam abraçar o mundo, um profissional se torna importante: o professor.

Parabéns aos professores.

Nenhum comentário: