Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 17 de maio de 2012

HRTM retoma serviços de hemodiálise


O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, passa a disponibilizar serviços de hemodiálise aos pacientes que chegam da urgência e precisam se submetido à diálise, bem como aos que seguem internados na unidade hospitalar e necessitam do procedimento médico. O diretor do HRTM, Ney Robson, afirmou que o serviço instituído pela governadora Rosalba Ciarlini – em ambiente digno de atendimento – era reivindicado por pacientes e profissionais da área há mais de 20 anos. O serviço foi retomado nesta quinta-feira (17).

“Esse serviço é resultado de todo um trabalho feito por profissionais para atender reivindicação dos pacientes”, disse Ney Robson, acrescentando que o setor de hemodiálise funcionava algum tempo, em área da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e que agora passa a funcionar em local específico e adequado para o tratamento dos pacientes.

O diretor do HRTM disse também que o serviço de hemodiálise chegou a ser terceirizado, e que não fazia sentido o Governo do Estado pagar por algo que o próprio hospital poderia realizar, já que os equipamentos necessários já haviam sido adquiridos.

“Elaboramos um projeto, o qual foi coordenado pela médica nefrologista Ângela Sá e hoje os pacientes já podem ser atendidos. O serviço também entra como uma fonte de renda para o hospital, pois o Ministério da Saúde efetuará o repasse pela produtividade. Trata-se de um serviço que se autossustentará”, afirmou.

O Hospital Regional Tarcísio Maia realizava de 10 a 20 procedimentos de diálise por mês e agora, de acordo com Ney Robson, terá como atender a até 80 pacientes/mês. “O serviço está adequado às normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde”, assegurou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: