Prefeitura Municipal de Assú

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Classificação de risco chegará à UPA de São MAnoel

A implantação do sistema de acolhimento com classificação de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Santo Antônio, para a gerente executiva da Saúde, Jaqueline Amaral, reflete que houve melhora nos serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Diante dessa realidade, a gerente informa que o sistema também será implantado na UPA do Alto de São Manoel. “O acolhimento continuará e vamos implantar na UPA do Alto de São Manoel, que estava em reformas, mas os serviços estão sendo concluídos”, diz.

A gerente diz que o número de atendimentos de urgência baixou na UPA do Santo Antônio. “Isso significa que a Atenção Básica na Saúde está com um melhor funcionamento”, comenta.

Jaqueline Amaral acrescenta que havia caso em que o paciente procurava a UPA em busca de atendimento sem ser de urgência. Agora, com o sistema de acolhimento com classificação de risco, o paciente – se não necessitar de atendimento de urgência – é encaminhado para a UBS já com a consulta marcada.

Ela frisa que nos finais de semana ocorrem os mesmos procedimentos. “O paciente não deixa de ser atendido, mas se for um caso de consulta médica, o setor de Serviço Social da UPA já marca a consulta. Isso organiza todo o sistema”, afirma.

Nenhum comentário: