Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Rosalba acompanha produtores de sal em audiência

A prefeita Rosalba Ciarlini participou nesta quarta-feira que passou, 8, de audiência do ministro da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, com produtores de sal e parlamentares do Rio Grande do Norte. O principal ponto de pauta foi a prorrogação de isenção do Adicional de Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM). O novo prazo estabelecido através de Medida Provisória(MP) foi de dois anos, mas, a indústria salineira pleiteia cinco anos.

"Pedimos a atuação do Poder Executivo junto ao Congresso Nacional, objetivando a conversão em Lei da MPV  762/2016, bem como a reedição em caso da  Medida perder a validade", explicou o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Sal no Estado do RN(SIESAL), Airton Torres, que chegou ao Palácio do Planalto com os também produtores Herbert Vieira e Ney Pereira Pinto.

" A prorrogação da isenção significa a valorização e fortalecimento da nossa indústria salineira", destaca Rosalba, considerando imperativo que o sal produzido no RN que abastece 96% do mercado nacional, tenha isonomia com o produto chileno que entra no Brasil. "Nosso sal precisa ter essa isonomia de forma permanente", defendeu.

Na pauta apresentada pelos produtores ao Ministro Padilha, constam, ainda, melhorias das estradas de rodagem, com especial foco na duplicação da BR 304 que liga Mossoró a Natal para que o escoamento da produçāo seja pelo porto da capital; linhas de créditos para custeio de safra das salinas como ocorre com a atividade agrícola; formação de um grupo do Ministério da Saúde para avaliar o teor de sódio em produtos industrializados. Também foi encaminhada a possibilidade da oferta do cloreto de sódio em sachê para consumo humano direto, além de outros itens como a sazonalidade da produçāo do RN em função dos efeitos climáticos.



Nenhum comentário: