Prefeitura Municipal de Assú

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Quando vidas estão em jogos, é preciso louvar atitudes

Quando vidas estão em jogo, não é de bom alvitre pegar carona na desgraça alheia e detonar seja lá quem for. O blog faz esse preâmbulo para parabenizar a atitude da secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, que acompanhou o drama vivenciado por mulheres, crianças e familiares em decorrência do problema ocorrido no Hospital da Mulher na noite desta terça-feira última.

É certo que a saúde municipal enfrenta problemas. É certo que falhas acontecem, que débitos existem, que faltam medicamentos em Unidades Básicas de Saúde e que algumas UBS's estão sem comando. Mas não é só por isso que se mede a qualidade profissional de alguém. É por suas atitudes. Daí o blog fazer questão de afirmar que a secretária de Saúde ganhou pontos neste espacinho insignificante.

Não é por se ter desentendimentos políticos envolvendo "A" e "B" que o atendimento a quem precisa deve ser alvo de achincalhe. Não é pelo fato da Prefeitura de Mossoró estar em débito com órgãos filantrópicos, como a Casa de Saúde Dix-sept Rosado e o Hospital do Câncer, que se vai afirmar ou tentar insinuar que existe incompetência de alguém para sanar problemas.

Tudo isso acontece pelo simples fato do prefeito Francisco José Júnior (PSD) ter afirmado, e reiteradas vezes, que a saúde seria uma das áreas prioritárias de seu governo. Inclusive o orçamento da saúde foi aberto bem antes das demais secretarias.

Mas isso não significa dizer que estaria havendo erros, equívocos ou desvio de finalidade das verbas públicas. Seria leviandade. Seria afirmar inverdades. Até porque não se tem provas. Os problemas existem, sim. Mas apontar esse ou aquele fator como preponderante para a existência destes é querer muito.

E alguém até pode querer dizer que a secretária de Saúde não teria cacife para estar desempenhando a função. Que ela seria arrogante, prepotente, isso e aquilo. Que ela não teria moral para criticar quem não cumpre carga horária pelo fato de que teria acumulado, por alguns meses, a função de dedicação integral como secretária de Saúde com a função efetiva na saúde pública estadual. O blog enviou umas perguntas para a secretária nesse sentido, mas a Comunicação da Prefeitura de Mossoró informou que ela responderia pessoalmente e que não falaria sobre o assunto por quaisquer outros meios. Só "rosto a rosto". E, no momento oportuno, o titular deste espaço irá ouvir as explicações da secretária.

Isto posto, é preciso, sim, compreender gestos e ações. O que aconteceu em Mossoró na noite passada envolvendo problema estrutural no Hospital da Mulher, mantido pelo Governo do Estado, serviu para mostrar que é possível deixar de lado as querelas políticas partidárias e sair em socorro a quem realmente precisa. Daí o blog parabenizar Leodise Cruz pelos seus atos.

Nenhum comentário: