quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Reitora da UERN pode estar sendo vítima da misoginia

Alguns, que deveriam ser a voz da verdade, preferem dar vazão à obscuridade relacionada à falta desta e incorre em alto danoso à sociedade. Fala-se aqui de ética, cuja ausência pode causar desgraça, inverdade e até morte. Vez por outra uma "alma deslocada" da realidade tenta colocar a educação em xeque e evidencia um modelo arcaico de pensar a sociedade. Busca-se denegrir instituições sérias, seus profissionais e, com isso, vale-se de uma tática infame para defender suas ideias. Diga-se, de passagem, péssimas para o mundo.

Só quem fala que uma instituição como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é um ralo de desperdício de verba pública é quem não a conhece, quem não a viveu e quem não usufruiu das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Não sabe do alcance social que a UERN possui e tampouco sabe da importância que ela representa para o Rio Grande do Norte.

Só quem denigre a educação é quem está em dessintonia com a realidade econômica do Rio Grande do Norte e, como consequência, não sabe que existe produção científica, conhecimento, a serviço da sociedade e de maneira bem ampla.

Algum interesse existe por trás dessa verborragia contra a UERN. É fato que existe um campo fértil para notícias falsas que levam à falta de conhecimento e à subserviência popular a quem tem pretensões políticas ou está a serviço do gênero. 

Quantas pessoas são atendidas pelos projetos de extensão? Quantos agentes multiplicadores são formados pelo ensino? Qual a profundidade do conhecimento científico na sociedade potiguar?

Certamente quem está criticando a suposta inoperância da UERN tem a resposta e seria oportuno que estas fossem apresentadas. E mais: informar quanto está indo para o ralo e como tal situação acontece. E explicar também como as ações de ensino, pesquisa e extensão ocorrem se o dinheiro tem outra finalidade. 

A explicação mais evidente que se tem é o da misoginia: a UERN está sendo comandada por uma mulher que acabou de ser empossada para mais quatro anos na função de reitora. Só pode ser isso!

Nenhum comentário: