Prefeitura Municipal de Assú

segunda-feira, 18 de março de 2024

Em Grossos, questões morais devem pautar eleições

A exemplo do que vem sendo delineado na maioria dos municípios potiguares, a eleição em Grossos não seguirá cronograma ou particularidades diferenciadas. Por lá, apenas dois nomes vão para a disputa eleitoral: a prefeita Cinthia Sonale (União Brasil), que buscará a renovação do mandato, e o ex-vereador Alexandre Paiva, que venceu os adversários de oposição e vai, pela primeira vez, ser protagonista em uma campanha.

Oposição e governismo seguem nas definições e decisões sobre as nominata à Câmara Municipal, uma vez que não se tem mais o que se discutir ou analisar sobre a composição da chapa majoritária. A prefeita seguirá com seu vice, Galego Caetano, e Alexandre Paiva optou pelo ex-vereador Erasmo Carlos.          

De cara, um problema paira sobre a oposição. Mas nada que não seja contornado: entre os apoiadores de Alexandre Paiva está o ex-prefeito José Maurício Filho. A questão é que Maurício e Erasmo, que foi secretário de Saúde, ainda enfrentam acusação de má aplicação de verbas federais e respondem a processo no Tribunal Regional Federal 5 (TRF-5), onde tramita a análise jurídica de questões relacionadas à construção de uma UBS na zona rural.

Na análise preliminar do processo, os dois (Maurício e Erasmo) foram condenados à inelegibilidade e ao pagamento de R$ 10 mil por danos causados à sociedade grossense.

A defesa dos dois alegou que não houve desvio de verba e sim, pasmem, desorganização administrativa. Ora, quando alguém se elege ao Executivo ou assume alguma secretaria é para, justamente, administrar.

Demorou-se um pouco para o anúncio da aliança e composição da chapa, pois esperava-se vitória do recurso que os advogados deles colocaram. Foi positivo. Mas a sombra da inelegibilidade de Erasmo e Maurício ainda é real.

Contudo, como foi dito, nada que possa ser revertido. E, a gestão de José Maurício Filho teve o costume de valorar moralmente, de maneira pejorativa, até funcionários, com achincalhes em murais e nas redes sociais, o mesmo pode ser feito agora por quem sofreu algo que não existiu, como a exoneração por decreto sob a alegação de que teria existido fraude em concurso público realizado em 2010. A lei do retorno jamais perdoa.

Nenhum comentário: