Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Folha de S. Paulo destaca Pedido do MP para contratar professores auxiliares para crianças autistas em Mossoró

O valor do cachê anunciado pela Prefeitura de Mossoró a Wesley Safadão e Xand Avião põe em xeque o decreto de calamidade financeira na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, sendo R$ 600 mil para Wesley e R$ 400 para Xand. Por aí já se tira, um pouco o crédito dos decretos que têm sido mantidos pelo prefeito Allysn Bezerra (Solidariedade). Caso a crise fosse procedente, a Prefeitura não iria ter essa despesa.

Aliado a isso e para piorar a situação, a Prefeitura de Mossoró vem se omitindo diante de um problema grave na educação: a falta de profissionais específicos para atuar em sala de aula. É que em dois anos de pandemia, a educação básica ficou fragilizada e o distanciamento social apenas acelerou situação que seria, posteriormente, analisada e enfrentada: crianças e jovens estão cada vez mais inseridos na introspecção, deixando claro a suposta existência de problemas psicológicos, educacionais e sociais.

Por conta disso, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com ação pública para cancelar os shows de Wesley Safadão e Xand Avião. O MPRN entende que o dinheiro que a Prefeitura de Mossoró pagaria os dois artistas seria suficiente para resolver o problema da falta de professores.

A Prefeitura rebateu a decisão do MPRN e disse que a ação não se sustenta, juridicamente falando. Ocorre que a não-sustentação de alguma ação judicial não pode ser afirmada por uma simples nota enviada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social.

É preciso que a Prefeitura de Mossoró esclareça os motivos. A tese de que tem contratado estagiários para sanar a falta de professores não indica que o problema está resolvido. Professor é uma coisa e estagiário é outra coisa. Até porque estagiário precisa que a sala de aula seja comandada por um professor.

Além do mais, a Prefeitura falar que tem feito seleção para contrato temporário também não resolve o problema. O profissional que faz uma seleção não tem a obrigação de ficar até o final do contrato caso seja aprovado em algum concurso público.

O que a Prefeitura de Mossoró está fazendo é protelar a solução de um problema. O que resolveria, em definitivo, seria um concurso público. O prefeito Allyson Bezerra passou 2021 sem fazer nada pela educação.

O assunto relacionado à ação do MPRN repercutiu nacionalmente. A Folha de São Paulo, por exemplo, noticiou a situação. E expôs para quem quisesse ler a situação de Mossoró, onde um prefeito prioriza shows artísticos em detrimento da educação.

E alguém até pode dizer: sim, mas o Cidade Junina movimenta o turismo. E o blog responde: sim, mas investir na educação de crianças e jovens é fazer com que o desenvolvimento, no futuro, seja bem maior do que algo momentâneo.

Nenhum comentário: