Prefeitura Municipal de Assú

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Saúde de Serra do Mel alerta para a importância do teste do pezinho

No Dia da Conscientização sobre a Doença Falciforme (teste do pezinho), celebrada neste domingo, 6, a Secretaria Municipal de Saúde de Serra do Mel alerta sobre a importância deste teste, realizado no recém-nascido, ainda na maternidade.

O Teste do Pezinho é feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, e por meio de algumas gotas de sangue coletadas no pezinho do bebê são realizados de seis até onze exames de investigação para detecção da doença falciforme e de outras doenças crônicas e raras.


De acordo com a secretária de saúde do município, Anacélia Freitas, a primeira amostra do teste do pezinho deve ser colhida entre os dois a sete anos de vida. “A detecção, o diagnóstico e tratamento precoce das doenças genéticas, infecciosas e metabólicas podem evitar os agravos de saúde, mortalidade e incapacidades nas crianças”, ressaltou a secretária.


Entre as complicações da doença não tratadas estão a anemia crônica, crises dolorosas associadas ou não a infecções, infecções e infartos pulmonares, retardo do crescimento, inflamações e úlceras.


“O tratamento precoce e adequado melhora a saúde e qualidade de vida do bebê, prevenindo sequelas graves e até mesmo a morte”, destacou Anacélia Freitas.

Nenhum comentário: