Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Prefeitura de Tibau finaliza campanha Março Lilás

Para conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame de prevenção ao câncer de colo uterino, a Prefeitura de Tibau realizou ação para finalizar a campanha Março Lilás.

O tema abordado foi “câncer de colo do útero”, que tem a intenção de discutir os riscos e prevenir o câncer de colo de útero no município.


De acordo com a secretária municipal de saúde, Márcia Cristina, diante a pandemia causada pela Covid-19, a campanha recebe uma nova abordagem para evitar os riscos de contaminação e respeitar as medidas de segurança contra o contágio da Covid-19.


Todavia, a orientação da secretária foi para que as unidades de saúde trabalhassem o tema durante o mês, não deixando de atender as mulheres que procuram as unidades para realizar o exame de papanicolau, que é por meio desse exame que se pode diagnosticar precocemente o câncer do colo de útero.


A secretária ressalta que o câncer de colo de útero é a quarta causa principal de mortes em mulheres por câncer no país. “Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer, ele pode não apresentar sintomas em sua fase inicial, mas têm cura se detectado de forma precoce”, alerta Márcia Cristina.


Ontem mesmo, ao final da palestra, foi realizado teste rápido de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. 

Nenhum comentário: