Prefeitura Municipal de Assú

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Prefeita de Grossos vai a Brasília para viabilizar verbas para a saúde

A prefeita Cinthia Sonale cumpre agenda em Brasília nesta terça-feira, 23/02. Na Capital Federal, a prefeita visitará a bancada federal, deputados e senadores, para buscar suporte de projetos e recursos que possam garantir avanço nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e habitação.  O objetivo de Cinthia Sonale é apresentar aos parlamentares as necessidades do município e reafirmar a necessidade de parceria.

Ainda com os deputados federais e senadores que representam o Rio Grande do Norte, a prefeita Cinthia Sonale vai tratar de Emenda de Incremento Financeiro temporário do MAC e PAB. Entenda-se por MAC o valor relacionado ao financiamento da saúde em Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, e PAB por parcela de recursos fica que é calculado a partir do total de habitantes. Isso com respeito à saúde. A prefeita  vai tentar conseguir o suporte da bancada para, junto ao Ministério da Saúde, viabilizar o aumento dos valores repassados a Grossos.

Ainda junto à bancada federal e ao Ministério da Saúde, a prefeita Cinthia Sonale discutirá a possibilidade de incentivos financeiros  de custeio para os centros Covid-19, emendas para equipamentos e materiais permanentes, emenda para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de recurso para aquisição de móveis para a Clínica Odontológica. Além disso, a prefeita de Grossos vai com a missão de viabilizar emendas para montar a Rede de Frios no município, que é um processo de armazenagem, conservação, manutenção, distribuição e transporte de vacinas que integram o Programa Nacional de Imunização.

Na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), órgão do Ministério da Saúde, a prefeita Cinthia Sonale vai verificar as propostas relacionadas à melhorias sanitárias e habitacionais. Também verificará a questão relacionada a incentivos financeiros para implementar ações de educação em saúde ambiental como estratégia de enfrentamento ao vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A prefeita de Grossos também buscará outros ministérios. No Ministério da Comunicação, por exemplo, já tem audiência marcada com o ministro Fábio Farias. Na pauta, benefício da Internet 5G para atender às necessidades de quem mora na cidade e na zona rural, principalmente no que diz respeito às atividades educacionais, que seguem, ainda, na modalidade remota. Cinthia cumpre agenda em Brasília até o dia 25/02.

Nenhum comentário: