Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

'Iremos juntos fazer uma gestão técnica, participativa e eficiente', diz Lidiane Marques

Lidiane Marques, primeira prefeita eleita do município praiano de Tibau, em conversa com o blog, externou algumas ações que pretende concretizar na sua administração. Nesta entrevista, ela discorre sobre um aspecto da sua gestão, que terá olhar diferenciado para as mulheres e que uma das primeiras medidas será a criação da Comissão de Erradicação da Violência Contra a Mulher. Lidiane reconhece que houve avanço considerável na gestão de Naldinho e afirmou que dará sequência á boa onda vivenciada pelo município. Acompanhe a entrevista abaixo:

Primeira prefeita eleita do município de Tibau. Existe um “peso” nessa afirmação?

Com toda certeza. Encaro como uma grande responsabilidade o fato de ter sido a primeira mulher eleita democraticamente pelo voto popular no meu município. Tenho consciência da importância da representatividade feminina na política e de como minha figura poderá influenciar positivamente na vida de todas as mulheres de Tibau. Irei fazer uma gestão com um olhar diferenciado para as mulheres. Uma das nossas primeiras providências será a criação da Comissão de Erradicação da Violência Contra a Mulher no município, que terá o objetivo de traçar políticas públicas no enfrentamento a violência doméstica, que pode se manifestar de diversas maneiras. Iremos juntos fazer uma gestão técnica, participativa e eficiente, sempre dialogando com o Poder Legislativo e a sociedade civil para que juntos possamos continuar ofertando um serviço público de qualidade para todos.

 

A senhora foi eleita com o apoio do prefeito Naldinho. Como será, a partir de janeiro, a condução das ações administrativas? Tem algo a mudar?

Na condição de vice-prefeita tive a oportunidade de contribuir diretamente na gestão do prefeito Josinaldo em todas as áreas. A experiência adquirida na gestão atual nos dar condições de exercer com responsabilidade o cargo de prefeita do meu município a partir de janeiro de 2021. O prefeito Josinaldo é considerado uma referência de gestor em toda a região. Daremos continuidade a vitoriosa e reconhecida gestão implantada em Tibau. No entanto, entendemos que a qualidade da gestão pública de um órgão municipal depende da iniciativa contínua dos seus gestores. É para isso que eu fui eleita, para aprimorar o modelo de gestão existente e ampliar a oferta dos serviços a população, garantindo a continuidade de um serviço público de qualidade para todos. Nos próximos quatro anos teremos, se Deus quiser, significativos avanços em todas as políticas setoriais, o que, com toda certeza, significará ainda mais prosperidade para o nosso município.

 

É fato que Tibau se transformou nas duas gestões de Naldinho. Como a senhora pretende, por exemplo, conduzir a saúde, que tem sido uma das áreas que mais se destacam em Tibau?

Tibau realmente tem se destacado nos últimos anos com um avanço significativo na saúde e é nosso compromisso não parar de avançar. Para isso, ampliaremos nosso atendimento e cobriremos 100% do município com as equipes de Saúde da Família, em conjunto com o Ministério da Saúde, incluindo a área urbana e rural de Tibau. Isso será possível com a inauguração da Unidade Básica de Saúde na Comunidade de Gado Bravo e com a futura construção de um ponto de apoio nas Comunidades de Lagoa de Salsa e Vila Nova. Entendemos também a importância da qualificação continuada dos nossos profissionais para um melhor atendimento a população. Por isso, investiremos em capacitação profissional para todos os servidores da saúde. Iremos adquirir novos veículos para as equipes de saúde e contrataremos Médico Psiquiatra e Psicólogo Clínico para atender a demanda de saúde mental existente no nosso município. Somente ampliando os serviços e com estratégias preventivas em saúde poderemos proporcionar ainda mais qualidade de vida a nossa população.

 

O turismo continua sendo uma espécie de “gargalo” para o município. Como vislumbrar ações que possam garantir a infraestrutura necessária ao desenvolvimento do setor?

Tibau possui um gigantesco potencial turístico e paisagístico que vai ser explorado também em nossa gestão. Potencializar o turismo não é tarefa fácil, pois depende da atuação das esferas municipal, estadual e federal. Buscarei no Ministério do Turismo o apoio necessário para colocar em prática as nossas propostas de governo. Carrego comigo o desejo de ver Tibau na rota dos destinos turísticos mais procurados. Trabalharemos para que Tibau seja a cidade polo do turismo da região Alto Oeste. Para isso, criaremos o calendário anual de eventos culturais, esportivos e festivos do nosso município. No primeiro ano de mandato iremos também construir o Pórtico de entrada da cidade e melhorar a urbanização das praias, o que fomentará o turismo no nosso município. Faremos todos os anos o Réveillon com atrações musicais de nível nacional e regional. Realizaremos anualmente o Acampamento Cultural da Juventude Potiguar, promovendo a cultura e possibilitando a geração de emprego e renda. E traçaremos estratégias de apoio e incentivo aos comerciantes do nosso município para que todos possam investir em seus comércios e está cada vez mais preparado para receber qualquer público que venha a visitar a nossa cidade.

 

A senhora acompanhou o que foi feito no município, na qualidade de vice-prefeita e de secretária de Assistência Social. O que precisa ser melhorado?

Fui Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social por quase oito anos e foram, sem sombra de dúvidas, os anos em que aconteceram os avanços na política de Assistência Social do nosso município. Conseguimos reestruturar todos os serviços socioassistenciais, investimos em capacitação profissional para os profissionais do SUAS, aprovamos a Lei Municipal que regulamenta a Concessão dos Benefícios Eventuais no âmbito do município; e ampliamos a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Como prefeita, quero trabalhar para reduzir o déficit habitacional existente em nosso município. Para isso, construiremos novas casas populares para a população que sonha com a casa própria. No primeiro ano de mandato, criaremos o Programa Municipal de Transferência de Renda, que possibilitará as famílias mais vulneráveis do nosso município, mais dignidade e garantia de atendimento as suas necessidades básicas. Construiremos a sede própria do CRAS E CREAS, que serão equipamentos modernos de acordo com as orientações técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social. Firmaremos convênio com o ITEP/RN e o Ministério do Trabalho para viabilizar a emissão da Carteira de Identidade e de Trabalho aqui no nosso município, o que possibilitará a nossa população o acesso a documentação civil, além de mais comodidade na oferta do serviço. Assim como fizemos a frente da pasta nos últimos oito anos, trabalharemos cada vez mais para que a assistência social seja direito de quem dela necessitar e dever do Estado, porque entendemos que sem assistência social não há direitos. É a garantia de mais dignidade aos usuários, é o avanço, a vontade e a responsabilidade de quem quer fazer muito mais para que Tibau continue brilhando, tanto em nível local, quanto estadual e federal.

Nenhum comentário: