Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 26 de março de 2020

Prefeita anunciará ação para pessoas em situação de rua


A situação das pessoas em situação de rua (moradores de rua) tem preocupado a prefeita Rosalba Ciarlini e a equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social. Encontrar mecanismos que permitam a sensibilização deste público é o maior problema, e não locais que possam acomodá-los.

O blog foi informado que alguns locais estão sendo analisados há alguns dias, desde que se anunciou a pandemia relacionada ao Coronavírus. A prefeita Rosalba Ciarlini, por ser médica, sabe que neste momento é preciso que se direcione atenção especial para o que há de mais importante em uma sociedade: salvar vidas.

Por determinação de Rosalba, foi intensificado ações do chamado consultório de rua, com atendimento às pessoas em vulnerabilidade, com distribuição de alimentos, kits de higiene pessoal e de limpeza.

Diante disso, a prefeita Rosalba Ciarlini deve oficializar um local para acomodar o público. Mas a problemática maior será conscientizar estas pessoas de que o ideal, neste momento, é passar a noite em local protegido e receber atendimento humanizado, no sentido de aumentar a imunidade deles e, com isso, reduzir as chances de serem afetados, em caso de contaminação maciça, e sofrerem consequências fortes do Coronavírus.

Muitos dos que estão em situação de rua não querem deixar esta situação e alguns, por não terem ligações de afeto ou estarem distante do seio familiar, se envolveram com drogas. Estes casos serão os mais complicados de sensibilização. Equipes da Secretaria da Assistência Social, contudo, já estariam projetando ações para deixar todos em local mais adequado à dignidade humana.

Nenhum comentário: