Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Saúde de Tibau realiza ação preventiva junto aos trabalhadores da Fazenda Famosa


Na manhã desta quinta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Tibau, realizou ação de promoção e prevenção da saúde com os munícipes de Tibau e região que trabalham na Fazenda Famosa.

Na ocasião, as equipes da atenção básica e a de imunização realizaram testes rápidos para captação precoce e diagnóstico da Sífilis e HIV, bem como as vacinas de Hepatite B, tétano (DT) e contra o Sarampo.

Para a secretária municipal de saúde, Márcia Cristina, essas ações de mobilizações são indispensáveis “para conscientizar as pessoas, de modo especial os jovens e adultos, no que diz respeito as medidas de prevenção, além da importância do diagnóstico e início de tratamento precoce das doenças”, ressaltou Márcia Cristina.

A secretária alertou que a Sífilis ainda é um grande problema de saúde pública, mesmo com tratamento gratuito e com 100% de cura. “Quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica com sequelas irreversíveis em longo prazo”.

Em relação ao HIV, também é um problema de saúde pública que tem como método de barreira e prevenção o uso da camisinha dentre outros cuidados.

“Mesmo consciente dos riscos, a maioria dos homens, com a permissão da mulher, deixam de usar o preservativo, colocando em risco a própria vida e da parceira”, alertou a secretária.

No que diz respeito ao Sarampo, a secretária de saúde ressalta que atualmente a campanha é de prevenção e combate ao vírus, “uma relevante doença epidemiológica de implicações na saúde pública e que somente a vacina é o método de prevenção da doença”.


Nenhum comentário: