Prefeitura Municipal de Assú

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Agosto Dourado incentiva amamentação e empoderamento da família


Foi realizado na manhã desta segunda-feira, 19, no Centro de Convivência Cíntia Lívia, em Tibau, encontro em alusão ao Agosto Douro, contando com profissionais da saúde e gestantes do município.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, onde a campanha mundial destaca a conscientização dos pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tibau considera o aleitamento a maneira ideal para fornecer à criança nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável.

Em razão disso, na oportunidade foi ofertado palestra pela equipe do NASF e enfermeiros da estratégia a saúde da família, sobre a importância do aleitamento materno, alimentação saudável da mulher na gestação e na amamentação, prática de exercícios para uma gestação saudável e a importância do elo familiar mãe/filho/pai, para o apoio no momento do aleitamento materno.

“A amamentação deve acontecer até os 2 anos de idade ou mais. E nos primeiros 6 meses deve ser exclusivo, sem a necessidade do bebê receber sucos, chás, água e outros alimentos”, comentou Márcia Cristina Alves, secretária municipal de saúde de Tibau.

Ela desta ainda que é por meio do aleitamento materno que o recém-nascido fica protegido de doenças, além de garantir benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para a criança, a amamentação pode evitar também problemas fonoaudiólogos, auditivos, respiratórios e psicomotores.

Ao final das palestras, as gestantes foram presenteadas com kit, para elas e seus bebês.

Nenhum comentário: