Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Prefeitura de Serra do Mel capacita servidores para operacionalização de sistema


A Prefeitura Municipal de Serra do Mel, iniciou na manhã desta quinta-feira, 17, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, curso para capacitar servidores proporcionando conhecimento teórico e prático sobre a operacionalização do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI).

De acordo com o contador Francisco Assis Brito, que ministra o curso, é importantes que os servidores tenham total conhecimento e manuseio do sistema de operacionalização do sistema de gestão de convênios, receitas, despesas, enfim, toda a estrutura funcional e operacional da Administração Municipal.

Brito, como é mais conhecido o contador, ressaltou que a capacitação tem como foco melhorar os níveis de desempenho de gestão e políticas públicas. "Outro viés destas capacitações é a plena satisfação do cidadão, atendendo necessidades de qualificação permanente e aprendizagem", reitera Brito.

Ele aponta ainda que o sistema vem para que exista cada vez mais transparência. “Com o advento de novos comandos legais, se traduz agora em liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público”, observou Brito.

Outro importante ponto abordado pelo contador diz respeito a ampliação da informação disponível para controle social.

“O sistema visa aprimorar a transparência da gestão pública na utilização de recursos, bem como pautar as decisões de médio e longo prazo, uma vez que as informações coletadas serão publicadas de forma mais acessível, tanto para os gestores públicos como para a sociedade como um todo”, observou o contador.

Além do prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PR), participam do curso, que segue até sexta-feira, 18, secretários municipais, setores da contabilidade e de secretarias que trabalham diretamente do processos da despesa pública orçamentária.

Nenhum comentário: