terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Manter a praia limpa é dever de todos


Com grande participação, aconteceu neste sábado, 12, na praia do Ceará, próximo a “Pedra do Chapéu”, em Tibau, o primeiro “Verão Sem Lixo, é Verão Com Mais Saúde”, que reuniu as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, além das empresas Ecohabil Soluções Ambientais e TCM.

A iniciativa visa conscientizar que manter a praia limpa é um dever de todos, além de estar colaborando com o meio ambiente, tendo um local limpo e agradável para você, a família e para todos.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Ilo, “todos são responsáveis pelo lixo que produzem. Por isso, é essencial estimular a conscientização da população, seja os moradores e os turistas, sobre manter os resíduos sólidos sempre dentro da sacola, e quando sair da praia, descarta-lo em local apropriado”, alertou o secretário.

Para a secretária municipal de saúde, Márcia Alves, a ação é importante tendo em vista que neste período o número de frequentadores na praia aumenta significativamente comparado aos meses de baixa temporada.

Para a secretária, “importante não jogar lixo na praia e manter a consciência limpa”. Ela observa ainda que entre o material recolhido estão garrafas plásticas, vidros, cigarros, entre vários outros objetos.

O secretário de Meio Ambiente faz observação importante no que diz respeito ao tempo de decomposição do lixo encontrado na praia.  O plástico, por exemplo, leva 400 anos para se decompor; o cigarro até 10 anos e o vidro chega até um milhão de anos.

“Daí a necessidade dos munícipes e turistas ficarem atentos para não poluir as praias, pois alguns materiais podem levar anos para se decompor no meio ambiente”, ressaltou Mário Ilo.

A vice-prefeita Lidiane Marques esteve presente durante a programação e ressaltou que a prefeitura está clicando da praia, não só para os moradores de Tibau, mas para as gerações futuras. “É preciso despertar nos moradores, turistas e comerciantes uma mudança de atitude”, disse.

Lidiane enfatizou que o lixo deixado na areia acaba indo para o oceano prejudicando os animais marinhos. “E, além disso, a praia fica com visual sujo, espantando os frequentadores”, observou a vice-prefeita.

Na maioria das vezes, continua Lidiane, “é fácil cobrar da prefeitura, mas precisamos também fazer a nossa parte. O lixo pertence à pessoa e ela precisa aprender a jogar no lugar correto”, observou.

OUTRAS AÇÕES
A programação contou também com orientação para a educação ambiental, feirinha de orgânicos, tenda mais saúde, e, também a parte musical com o DJ Elix e atividades com instrutor de dança.

Nenhum comentário: