Prefeitura Municipal de Assú

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Programa Semear beneficia agricultores

Com a presença de representantes de diversas comunidades rurais e assentamentos do município, a prefeita Rosalba Ciarlini lançou na manhã hoje, 02, no Centro de Exposição de Animais Armando Buá, a edição 2017 do Programa Semear. A proposta é fornecer óleo diesel aos agricultores, para ser utilizado nos tratores que farão o corte de terra para o plantio.

O Programa Semear foi criado durante o governo Rosalba Ciarlini, em 1998, e este ano deve beneficiar cerca de quatro mil agricultores em Mossoró, juntamente com a distribuição de sementes que é feita pela Emater. A Prefeitura está doando R$ 200 mil, de recursos próprios, transformados em óleo diesel que irá abastecer os tratores e máquinas, sendo este distribuído de forma equitativa.

O agricultor Assis Amorim, do Assentamento Recanto da Esperança, disse que considera importante o incentivo por parte do Município. “Nós agricultores estamos em uma situação delicada. A distribuição do óleo é um suporte para quem está sem condições de ter este gasto”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura (SINDILAVOURA), Francisco Gomes, explicou que uma hora de corte de terra com um período chuvoso regular produz entre 25 e 30 sacas de sementes. “Para que o benefício chegue, é preciso ser feita uma atualização. Sendo assim, cada agricultor pode procurar seu líder comunitário, que vem até a secretaria atualizar os dados”, esclareceu.

A secretária de Agricultura e Recursos Hídricos, Katherine Bezerra, afirmou que os trabalhadores rurais já podem procurar os tratoristas e destacou a novidade da comissão fiscalizadora para a utilização do combustível. “É um esforço grande da Prefeitura arcar com o custo, sem a parceria com a Petrobras, mas vamos inclusive disponibilizar uma equipe para fiscalizar o uso do óleo, para que ele seja utilizado de forma a beneficiar o agricultor no corte da terra”.

A representante da Emater, Michele Lobato, anunciou aos agricultores que a expectativa é que a partir do dia 10 deste mês as sementes já estejam disponibilizadas na regional de Pau dos Ferros, para que de lá sejam encaminhadas para Mossoró.

A prefeita Rosalba Ciarlini ressaltou a crença do agricultor no trabalho no campo, mesmo em meio à seca. “Sei a importância do trabalho de vocês e as dificuldades que enfrentam. Esse programa surgiu da ideia dos próprios agricultores, que já tinham a distribuição de sementes, mas não tinham como pagar a hora do trator. Assumimos este compromisso hoje, mesmo sem a parceria com a Petrobras, que deixou de fornecer a contrapartida por falta de fiscalização da distribuição do óleo no governo anterior. Mas nós já conversamos e a Petrobras está reavaliando, espero que acreditem na nossa gestão”, concluiu Rosalba.


Nenhum comentário: