Prefeitura Municipal de Assú

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Ampliação de microcrédito para mulheres é discutida

A secretária Executiva da Agricultura e de Recursos Hídricos de Mossoró, Katherine Bezerra, viajou a Natal buscando conseguir parcerias importantes voltadas para a zona rural do Município. Katherine compareceu ao Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA), onde foi discutido um programa de microcrédito voltado para as mulheres, que visa fomentar as atividades no campo.

"Esperamos, com o planejamento de 2017, impulsionar o trabalho e alcançar a meta proposta para o Fomento Mulher, com cerca de 100 mulheres atendidas. Os esforços serão uma constante durante o primeiro semestre e nos permitirão que o microcrédito chegue mais rapidamente às beneficiárias", destacou a secretária.

O próximo passo será a seleção através da Relação de Beneficiários (RB) fornecida pelo INCRA, além de entrevistas com as mulheres selecionadas para que estas explanem seu desejo sobre a aplicação do microcrédito (produção de doces, bolos, costura, por exemplo) e a partir de então o planejamento de cada projeto individual.

Parcerias

Ainda em Natal, o Município buscou junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH),  a inclusão do sistema hídrico de Mossoró no georreferenciamento nacional. "Conversamos com o Secretário Mairton França sobre o termo de cooperação técnica. Se configura um dos primeiros passos para a integração de adutoras e poços dentro de um sistema de autogestão. Ainda pedimos o auxílio para manutenção dos dessalinizadores e poços", destacou Katherine.


Katherine afirmou também que foi solicitado junto a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA) o resgate das demarcações de algumas comunidades rurais conurbadas com outros município e também a geração dos títulos da terra onde atualmente, existem apenas a posse precária. A Secretária voltou da viagem satisfeita com os resultados. "Novas reuniões devem acontecer nas próximas semanas. A viagem foi positiva e a expectativa é que o município consiga importantes parcerias junto ao estado, que venha sempre a beneficiar o homem do campo", finalizou.

Nenhum comentário: