Prefeitura Municipal de Assú

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Carlos Augusto: pesquisa mostra que 60% apoiam candidato de Rosalba


Um alento aos pré-candidatos do grupo governista que pensam na sucessão da prefeita Fafá Rosado (DEM): ontem, o presidente municipal do Democratas, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, afirmou que possui pesquisas que mostram que o nome que receberá apoio da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem a simpatia de 60% dos mossoroenses. A afirmação de Carlos Augusto foi feita ao JORNAL DE FATO quando Rosalba participava da II Conferência Regional de Políticas Públicas para a Mulher.

Carlos Augusto não quis entrar em detalhes da pesquisa, que é feita regularmente para análises internas no Democratas, mas deixou no ar que a definição partidária não sairá cedo, a exemplo de eleições municipais anteriores.

Pelo DEM, em evidência estão três nomes: a vice-prefeita Ruth Ciarlini e os vereadores Cláudia Regina e Chico da Prefeitura. Para Ruth ser escolhida, necessita de uma engrenagem política que envolve a renúncia da prefeita Fafá Rosado, fato que vem sendo colocado pela imprensa local com insistência, apesar das negativas da própria prefeita e do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), marido de Fafá.

O certo é que o DEM mossoroense já iniciou o processo de definição do sucessor de Fafá Rosado com a realização de pesquisas. O próprio Carlos Augusto havia afirmado que as sondagens eleitorais norteariam o processo.

Também se vê como certo que o PMDB participará da chapa majoritária em 2012. Carlos Augusto afirmou, em recente entrevista, que a chapa DEM-PMDB poderia ser uma possibilidade, bem como DEM-DEM ou PMDB-DEM. “Não descarto nenhuma possibilidade”, disse, na época.

Nesse sentido, o presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, reconheceu que o seu partido tem participação na administração municipal mossoroense. Em entrevista ao JORNAL DE FATO e que será publicada no domingo, 28, o parlamentar, ao se referir à aliança DEM-PMDB para as próximas eleições, disse: “Mossoró é uma coisa mais clara. Realmente, o PMDB participa do governo com a nossa Isabel Montenegro, embora seja pouco expressiva a participação do PMDB. A tendência, se houver essa aliança e for formalizada, é que a candidatura que surgir será costurada, de maneira integrada e sob a liderança da governadora Rosalba e do ministro Garibaldi, formatando uma candidatura única desses dois partidos em Mossoró.”

A declaração de Henrique beneficia o secretário municipal de Serviços Públicos, Alex Moacir, nome do PMDB local para integrar a chapa majoritária. A questão é que, para se viabilizar para estar na disputa de 2012, Alex Moacir tem que mostrar potencial eleitoral e superar aliados do DEM, já que Carlos Augusto avisou que a chapa poderia ser puro-sangue.

As alternativas postas e em análise são três para a chapa majoritária governista: a vereadora Cláudia Regina como candidata à prefeita e tendo como candidata à vice a atual vice-prefeita, Ruth Ciarlini; Ruth como prefeita e Cláudia à vice-prefeita e Cláudia na cabeça da chapa e Alex Moacir como vice. Uma quarta possibilidade, contudo, está em ascensão e indica que o vereador Chico da Prefeitura poderia ser alçado à condição de vice em qualquer uma das possibilidades.

Nenhum comentário: