Prefeitura Municipal de Assú

terça-feira, 12 de abril de 2011

Governo estranha 158 aposentadorias pagas a pessoas com mais de 100 anos

O Governo do Estado estranhou o pagamento de aposentadorias para 158 pessoas com mais de 100 anos. Em um dos casos, o aposentado teria exatos 123 anos de idade. Diante do fato, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) determinou que uma auditoria fosse realizada no Instituto da Previdência do Estado do Rio Grande do Norte (IPERN) para uma análise mais aprofundada da situação. O caso foi confirmado ontem pelo secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues Júnior.

Levando-se em consideração as recentes informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na coleta de dados ao Censo 2010, a estimativa de vida do brasileiro é de 82 anos, daí o governo estranhar a existência de 158 aposentados no Rio Grande do Norte, bem como o fato de o mais velho estar com 123 anos. Esse caso específico superaria o recorde registrado na França, especificamente na cidade de Saint Barthelemy, onde o Guiness Book aponta ser o local onde mora Eugenie Blanchard, a pessoa mais idosa do mundo, e que tem 114 anos.

Segundo o secretário estadual de Planejamento, a auditoria será coordenada pela Secretaria Estadual de Administração. “A informação é de que esses casos foram identificados”, afirmou Obery Rodrigues, acrescentando que os 158 aposentados serão chamados, durante o censo previdenciário que o IPE/RN realizará, para atualização de dados cadastrais.

Ainda segundo o secretário estadual de Planejamento, caso a auditoria no Ipern detectar irregularidades neste caso específico, o Governo do Estado tomará as providências necessárias. “Se forem irregulares, o Estado tomará as devidas providências”, disse. “À medida que esses casos forem analisados, o Estado adotará as medidas cabíveis. Todas (as aposentadorias) serão analisadas uma a uma”, afirmou.

Há duas semanas, o JORNAL DE FATO manteve contato com o secretário estadual de Administração, Manoel Pereira, acerca das 158 aposentadorias pagas pelo Estado a pessoas com mais de 100 anos. Na época, o secretário disse desconhecer o assunto e afirmou que caberia ao presidente do Ipern, Carlos de Menezes Lira, prestar os esclarecimentos.

No mesmo dia em que o repórter conversou com o secretário Manoel Pereira também fez contato com o presidente do Ipern. Lira, por sua vez, disse que não estava sabendo e que não poderia comentar sobre o caso por falta de informações. “Os documentos estão na Secretaria de Administração”, afirmou.

Além da auditoria no Ipern, o Governo do Estado também auditará a folha de pagamento. Obery Rodrigues disse que a governadora Rosalba Ciarlini optou por uma auditoria permanente na folha, a qual também envolve as pensões e aposentadorias de servidores estaduais. No sábado passado, em coletiva à imprensa, Rosalba afirmou que somente no ano passado houve um excedente na folha de pagamento em R$ 50 milhões.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: